Transforma-te é um projeto de Mário Martins, o Fundador do Forma-te (Portal da Formação e dos Formadores).

O Transforma-te apresenta um conjunto alargado de ferramentas e aplicações digitais que podem ser utilizadas pelos Formadores, Professores e Educadores, com os APRENDENTES, em diferentes contextos de aprendizagem e em diferentes momentos:

  • Preparação e planeamento
  • Conceção e Desenvolvimento
  • Acompanhamento e avaliação

Neste portal poderá:

  • Aceder a uma Caixa de Ferramentas que poderão ser integradas no processo de ensino e aprendizagem
  • Ver, pelo menos, um tutorial, por cada uma das ferramentas digitais, onde demonstra as suas funcionalidades e possibilidades
  • Votar, entre 1 a 5 estrelas, tendo em conta a utilidade e qualidade de cada ferramenta digital
  • Ver o Ranking de Ferramentas de acordo com os votos dos utilizadores do Transforma-te
  • Sugerir e Submeter Ferramenta Digital
  • Pesquisar as ferramentas e aplicações disponíveis no Portal
  • Utilizar as palavras-chave e categorias para encontrar o que procura de forma mais rápida e eficaz
  • Realizar comentários em qualquer uma das páginas de descrição das ferramentas
  • Sugerir, nos comentários, novos tutoriais que ajudem na utilização das ferramentas

 

Projeto Anual

A grande iniciativa anual do Transforma-te é a realização de um Questionário, de âmbito nacional, que identifique e avalie, as 100 ferramentas e aplicações digitais mais usadas pelos Formadores, Professores e Educadores. Fique atento/a a esta iniciativa!

 

Contactos:

email: [email protected]

Site: https://www.forma-te.com/

 

Mário Martins

As tecnologias digitais provocam ou necessitam de diversas transformações, designadamente, a transformação das atividades do aprendente; a transformação das atividades do formador; a transformação da relação ao saber; a transformação dos sistemas de avaliação e a transformação da gestão do tempo (Lebrun, 2002:168). Num mundo digital, a aprendizagem em rede exigirá, necessariamente, a transformação, ou reconfiguração, das práticas, o que pressupõe, no entender de Pacheco (2014:94), a substituição de um modelo de ensino obsoleto de frontal passivo, centrado no professor/formador, por um relacional ativo centrado na rede, nas pessoas, na comunidade e nos valores. É, assim, fundamental promover “situações de aprendizagem personalizadas, baseadas em projetos, com problemas reais, ligados à vida e às experiências” dos aprendentes (Costa e Couvaneiro, 2019:18). Os formadores devem assim ser os autores na transformação das práticas formativas, isto é, os agentes, os construtores, criando espaços, momentos, desafios e atividades de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de competências essenciais dos aprendentes, de modo a prepará-los para esta sociedade “volátil, incerta, complexa e ambígua”.  As ferramentas e aplicações digitais poderão ser instrumentos úteis de apoio às metodologias e estratégias de aprendizagem e o seu uso pressupõe uma intencionalidade pedagógica alinhada com os objetivos e contextos de aprendizagem. As principais dificuldades não estão associadas à utilização das tecnologias, mas principalmente às dificuldades de usufruírem ao máximo do seu potencial. (Mário Martins, ISCTE-IUL, 2021)